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Governo do Tocantins investe mais de R$ 8 milhões para modernizar infraestrutura tecnológica do Detran

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O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, apresentou nesta sexta-feira, 8, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o projeto de reestruturação da rede lógica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO). A iniciativa, que já está em fase de implantação, prevê investimento superior a R$ 8 milhões para ampliar a segurança, a velocidade e a disponibilidade dos serviços oferecidos pelo órgão em todas as unidades do estado.

Conectividade de ponta a ponta

O plano contempla a troca completa do parque tecnológico do Detran, com a aquisição de equipamentos de rede de alto desempenho para os níveis de core, distribuição e acesso. Entre os principais avanços estão:

  • capacidade de transmissão de dados de até 100 Gbps entre os sistemas;
  • ampliação da cobertura sem fio com tecnologia Wi-Fi 6;
  • topologia de rede redundante para reduzir falhas e aumentar a disponibilidade;
  • soluções de gestão centralizada e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além da nova infraestrutura, o contrato inclui uma solução integrada de hardware, software e mão de obra especializada para substituir equipamentos obsoletos e garantir suporte técnico contínuo. Está prevista ainda a revitalização de mais de 1,1 mil pontos físicos de rede com cabeamento estruturado de última geração e a disponibilização de 3 mil serviços técnicos especializados.

Benefícios para servidores e cidadãos

Segundo o governador Wanderlei Barbosa, a modernização tornará o atendimento mais rápido e confortável para a população. Já o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, destacou que a atualização trará mais segurança e eficiência à prestação de serviços, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins em investir em tecnologia para melhorar a gestão pública e a experiência do usuário.

Com a nova rede, a comunicação entre sistemas internos e externos deve ficar mais estável e veloz, refletindo-se em maior agilidade nos serviços prestados presencialmente e nos canais digitais do Detran.

Com informações de Portal do Amaral

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