O governo federal confirmou neste sábado, 1º de novembro de 2025, o início das obras de revitalização da Praça dos Três Poderes, em Brasília. O investimento é estimado em R$ 34,6 milhões e será financiado pela Petrobras e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de incentivos da Lei Rouanet.
De acordo com o Ministério da Cultura, as intervenções incluem recuperação estrutural, modernização da iluminação, restauração de obras de arte e adequações de acessibilidade. A execução contará com supervisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável por garantir o respeito às diretrizes de tombamento da área.
A titular da pasta, ministra Margareth Menezes, classificou a iniciativa como “gesto de reconstrução” após os atos de vandalismo que atingiram o local no passado. “Com apoio da Lei Rouanet, garantimos preservação, acessibilidade e devolvemos ao povo brasileiro um espaço que sempre lhe pertenceu”, afirmou.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, declarou que o projeto simboliza a união de esforços em defesa do patrimônio, da identidade e da soberania nacional. A primeira fase das obras tem conclusão prevista para 2026.
Imagem: Valter Campanato
Com informações de Gazeta do Povo

