Home / Pelo Mundo / Governador vistoria reparos na ponte Palmas–Luzimangues e cobra rapidez para início da duplicação

Governador vistoria reparos na ponte Palmas–Luzimangues e cobra rapidez para início da duplicação

Spread the love

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, fará na próxima terça-feira, 26, uma visita técnica aos serviços de recuperação do aterro e da pista superior da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, estrutura que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.

Acompanhado pelo presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, o chefe do Executivo determinou rapidez nas intervenções, consideradas essenciais para a segurança da construção e para o início das obras de duplicação.

Prioridade é conter erosões

Segundo Barbosa, a recuperação imediata do aterro visa evitar processos de erosão e garantir condições adequadas à futura ampliação. “Esses reparos são fundamentais para viabilizar a duplicação da ponte com a segurança necessária”, afirmou.

Márcio Pinheiro explicou que a equipe trabalha na correção de pontos frágeis do aterro e na retirada de defensas laterais da parte superior da ponte. Serviços subaquáticos já foram executados para verificar o estado da base da estrutura. “Depois que todo o aterro estiver refeito, continuaremos com as intervenções na parte superior da pista”, detalhou.

Duplicação prevista para começar ainda este ano

O projeto de duplicação ampliará a ponte principal para quatro faixas e prevê a instalação de passarelas para pedestres e ciclistas sob o tabuleiro. A retirada das proteções laterais faz parte da análise estrutural, que deve ser concluída até o fim de 2023. Na sequência, serão readequadas faixas de rolamento, acostamentos, ciclovias e sinalização.

As obras contam com investimento de R$ 250 milhões, obtidos por meio de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB). O recurso também abrange a duplicação de um trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso. A licitação conduzida pela Ageto definiu a empresa EHL LTDA como responsável pela elaboração e execução do projeto.

Os trabalhos de duplicação estão previstos para começar ainda este ano, após a conclusão dos estudos técnicos.

Com informações de atitudeto.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *