O Google negou, nesta segunda-feira (1º), a existência de um ataque em larga escala contra o Gmail. Rumores que circularam na internet afirmavam que a empresa teria orientado 2,5 bilhões de usuários a trocar suas senhas após uma suposta invasão.
“O Gmail e o Google Workspace são seguros e não houve um ataque em grande escala a esses produtos”, declarou em nota Camila Zoe Frias, chefe de comunicação do Google Cloud para a América Latina.
O boato ganhou força na semana passada, quando um post de 26 de agosto no blog do Google Cloud relatou um incidente restrito envolvendo a Salesforce do Google. Segundo a executiva, a publicação foi interpretada como se tivesse afetado todos os usuários do Gmail, o que não ocorreu. “Como o blog menciona, este é um problema de escopo restrito, sem comprometimento do Google Workspace ou da Alphabet”, reforçou Camila.
Outro episódio pode ter colaborado para a confusão: em junho, o Google comunicou um ataque a um sistema interno relacionado ao Google Ads. Na ocasião, a empresa explicou que o ambiente acessado continha apenas dados básicos de contato comercial, como nome e telefone, sem impacto nos produtos Google ou no Google Cloud.

Imagem: e Artist
Durante a mesma semana em que o boato se espalhou, o Google publicou nova atualização sobre o caso da Salesforce e recomendou que clientes afetados trocassem suas senhas. A nota enviada ao Olhar Digital também orienta o uso de passkeys — chaves de acesso baseadas em biometria ou PIN — e destaca boas práticas para reconhecer e reportar tentativas de phishing.
Com informações de Olhar Digital