','

'); } ?>

Google altera exibição de links em respostas de inteligência artificial

Publicidade

O Google anunciou nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, mudanças na forma de apresentar links dentro dos recursos de busca que utilizam inteligência artificial. A atualização foi detalhada por Robby Stein, vice-presidente do Google Search, e tem o objetivo de tornar as referências de conteúdo mais visíveis e acessíveis aos usuários.

Pop-up com lista de fontes

A partir de agora, quem utilizar o AI Overviews ou o Modo IA no desktop verá um pop-up ao passar o cursor sobre os links citados na resposta gerada por IA. Essa janela exibirá um conjunto de endereços, descrições dos artigos e imagens associadas, permitindo acesso rápido às páginas originais.

Publicidade

Nos dispositivos móveis, a mudança inclui ícones de links mais descritivos e destacados dentro das respostas. Segundo Stein, os testes internos indicaram maior engajamento do público após a adoção dos novos elementos visuais.

Recursos em expansão

O AI Overviews apresenta resumos produzidos por IA no topo dos resultados de pesquisa, enquanto o Modo IA oferece uma experiência de chatbot para responder perguntas sem que o usuário precise necessariamente visitar os sites indicados. A ampliação dessas ferramentas tem gerado debates sobre o impacto no tráfego de portais de notícias e demais páginas da web.

Pressão regulatória

Em 2025, a Comissão Europeia abriu investigação para apurar se o Google violou regras de concorrência ao utilizar conteúdos de publishers em respostas de IA sem compensação considerada adequada. Desde então, a companhia avalia permitir que veículos optem por não aparecer nesses recursos e passou a incluir mais fontes no Modo IA.

Com informações de Olhar Digital

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *