','

'); } ?>

Globo de Ouro 2026 acontece hoje; ‘O Agente Secreto’ concorre a três categorias e Wagner Moura disputa Melhor Ator

Publicidade

A 83ª edição do Globo de Ouro será realizada neste domingo, 11 de janeiro, a partir das 21h30 (horário de Brasília). A premiação reconhece as produções de cinema e televisão lançadas em 2025.

O evento, que este ano terá apresentação da comediante Nikki Glaser, traz um interesse especial para o público brasileiro: o longa-metragem “O Agente Secreto” está indicado a Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, além de render a Wagner Moura uma indicação a Melhor Ator.

Publicidade

Onde assistir

• TV por assinatura: TNT, a partir das 21h30
• Streaming: HBO Max, a partir das 21h30
• TV aberta: Globo, em transmissão inédita logo após o programa Fantástico, por volta das 23h00

Favoritos e indicados de destaque

No cinema, “Uma Batalha Após a Outra” lidera com nove indicações, seguido por “Valor Sentimental”, com oito. Na televisão, “The White Lotus” recebeu seis nomeações, enquanto “Adolescência” concorre em cinco categorias.

Reformas e polêmicas

A edição de 2026 marca mais um passo na tentativa de reabilitar a imagem do prêmio. Em 2021, reportagem do Los Angeles Times revelou a ausência de pessoas negras na Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) e denúncias de práticas antiéticas, provocando boicotes de artistas e emissoras. Dois anos depois, a HFPA foi vendida à Dick Clark Productions, do conglomerado Penske, que ampliou o colégio eleitoral para cerca de 300 jornalistas internacionais com objetivo de aumentar a diversidade.

Mesmo assim, novas controvérsias surgiram. Segundo o site The Ankler, a organização passou a oferecer pacotes de parceria entre US$ 25 mil e US$ 75 mil para possíveis indicados na recém-criada categoria Melhor Podcast, garantindo maior exposição na revista Variety, também pertencente ao grupo Penske, e acesso a eventos exclusivos.

Termômetro para o Oscar

Embora os votantes do Globo de Ouro sejam diferentes dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a cerimônia costuma funcionar como vitrine para a temporada de premiações. O Oscar 2026 está marcado para 15 de março. Em 2024, por exemplo, a vitória de Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro impulsionou a campanha do filme rumo ao Oscar. Este ano, Wagner Moura busca repetir o feito.

Com reformas em andamento e a atenção voltada para polêmicas recentes, a noite deste domingo servirá como teste para verificar se o Globo de Ouro consegue consolidar sua renovação diante do público e da indústria.

Com informações de Olhar Digital

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *