O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a ocorrência de geadas e tempestades no Centro-Sul do Brasil neste domingo, 3. O sistema frontal deve derrubar as temperaturas e provocar chuvas intensas em várias regiões.
Temperaturas próximas de 0 °C
No Sudeste, o frio mais intenso é esperado nas áreas próximas à Serra da Mantiqueira, que engloba o extremo sul de Minas Gerais, o Vale do Paraíba paulista e o sul do Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, os termômetros podem atingir 3 °C na madrugada, com possibilidade de geadas pontuais. Em alguns pontos, a mínima pode chegar a 0 °C, enquanto outras cidades do sul de Minas, São Paulo e Rio permanecerão abaixo de 10 °C.
Chuvas e ventos fortes
O avanço da frente fria sobre Mato Grosso do Sul e boa parte da Região Sul aumenta o risco de tempestades. A previsão é de chuva moderada, com acumulados de até 50 mm em 24 horas, ventos que podem alcançar 60 km/h e chance de granizo em 1.532 municípios.
As áreas em alerta abrangem:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina (regiões oeste, sul e serrana)
- Paraná (regiões sul e oeste)
- Mato Grosso do Sul, incluindo o Pantanal e o sudoeste
Em alguns locais, o volume de chuva pode ultrapassar 100 mm até o fim da segunda-feira, 4.

Imagem: Reprodução via revistaoeste.com
Recomendações de segurança
O Inmet alerta para a possibilidade de alagamentos, interrupções no fornecimento de energia e queda de galhos devido aos ventos fortes, além de danos às lavouras causados por granizo. Há ainda risco de descargas elétricas e raios. A orientação, de acordo com o portal Meteored, é evitar abrigo sob árvores ou estruturas metálicas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
Com informações de Revista Oeste