Caracas (Venezuela) – Nicolás Maduro Guerra declarou, nesta sexta-feira (9/1), que todas as medidas recentes adotadas pelo governo interino da Venezuela fazem parte de um plano elaborado e aprovado por seu pai, o presidente Nicolás Maduro, antes de ser levado sob custódia pelos Estados Unidos.
O pronunciamento ocorreu durante uma manifestação na capital venezuelana. Maduro Guerra, que é deputado da Assembleia Nacional, não detalhou o conteúdo do suposto roteiro, mas convocou “unidade em todos os setores da sociedade” para seguir a estratégia.
Desde a detenção de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, no sábado passado (3/1), a administração provisória chefiada pela vice-presidente Delcy Rodríguez tem adotado posições alinhadas aos interesses do presidente norte-americano Donald Trump.
Entre as ações recentes, Caracas anunciou a retomada de relações diplomáticas com Washington e iniciou negociações sobre o petróleo venezuelano — setor citado pelos Estados Unidos como justificativa para sua atuação no país até uma eventual transição política. Segundo Trump, a Venezuela também se comprometeu a exportar exclusivamente produtos fabricados nos EUA.
Com informações de Metrópoles

