Palmas – O deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO) celebrou nesta terça-feira a oficialização da federalização das rodovias TO-050 e TO-080 e o início do processo de duplicação da BR-010 no trecho entre Palmas e Porto Nacional, conquista que ele defende desde 2016.
A assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto de duplicação da BR-010 e do termo que transfere oficialmente o segmento da TO-050 (entre Silvanópolis e Palmas) para a malha federal está marcada para quarta-feira (27), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Articulação iniciada em 2016
O movimento para reintegrar Palmas e Porto Nacional ao traçado da BR-010 começou há oito anos, quando Vicentinho Júnior apresentou destaques à Medida Provisória 708, aprovados pelo Congresso. A medida permitiu a inclusão dos trechos Silvanópolis–Porto Nacional–Palmas (Ginásio Ayrton Senna) e Palmas–Aparecida do Rio Negro na esfera federal.
Nos anos seguintes, o parlamentar pressionou o Governo Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Ministério dos Transportes para acelerar o processo. Em dezembro de 2022, o então Ministério da Infraestrutura confirmou a federalização de parte da malha, passo considerado fundamental para viabilizar a duplicação. Em julho de 2023, Vicentinho Júnior reuniu-se com o ministro Renan Filho e solicitou a conclusão da transferência do trecho Palmas–Porto Nacional, que ainda dependia de aval definitivo.
Últimos passos antes da duplicação
Em 2024, o Governo do Tocantins intensificou a recuperação do asfalto entre a capital e Porto Nacional, adequação exigida para a entrega definitiva da pista à União. Concluída essa etapa, o projeto executivo de engenharia da duplicação deverá ser contratado em 2025, segundo o parlamentar.

Imagem: Atitude Tocantins
Mais recursos e segurança
Ao agradecer ao Governo do Tocantins, ao Governo Federal e ao DNIT, Vicentinho Júnior destacou que a federalização permitirá destinar verbas federais diretamente à duplicação e à manutenção da estrada, aumentando a segurança dos motoristas e facilitando o escoamento da produção local.
Com a integração oficial à BR-010 e o início dos estudos para duplicação, o Tocantins avança na modernização da principal rota entre Palmas, Porto Nacional e regiões vizinhas.
Com informações de Atitude TO