A NASA informou na manhã deste sábado (21) que estuda retirar o Space Launch System (SLS) da plataforma 39B, no Centro Espacial Kennedy, Flórida (EUA), após detectar uma interrupção no fluxo de hélio no estágio superior do foguete. O problema pode adiar a decolagem da missão Artemis 2, inicialmente marcada para 6 de março.
De acordo com publicação do administrador da agência, Jared Isaacman, no X/Twitter, a falha foi identificada durante uma varredura na noite de sexta-feira (20). As equipes estão avaliando soluções e já preparam um possível rollback para o Vehicle Assembly Building (VAB), procedimento que praticamente inviabiliza o cumprimento da janela de março.
Janela atual e alternativas
O cronograma previa oportunidades de lançamento entre 6 e 9 de março, com data extra em 11 de março. Caso o SLS deixe a plataforma, a próxima chance só ocorreria pelo menos três semanas depois. As janelas de abril contemplam 1º, 3, 6 e 30.
Por que esperar?
Além dos desafios técnicos, o envio de um veículo à Lua depende de alinhamentos orbitais específicos. É necessário que o satélite natural esteja na posição correta em relação à Terra, entre outros fatores.
Missão Artemis 2
Artemis 2 será o primeiro voo tripulado do programa que pretende retomar visitas humanas à Lua. Três astronautas da NASA e uma astronauta canadense farão uma viagem de aproximadamente dez dias ao redor do satélite a bordo da cápsula Orion antes de retornar à Terra.
Horas antes de detectar a falha no hélio, a agência havia divulgado que um ensaio geral ocorrera sem contratempos, o que reforçava a confiança no calendário original.
Agora, a equipe técnica trabalha para entender a causa da interrupção no suprimento de hélio e definir o próximo passo. A NASA ainda não divulgou nova data para o lançamento.
Com informações de Olhar Digital

