A Intel confirmou a saída de Sachin Katti, vice-presidente sênior responsável pela estratégia de inteligência artificial da companhia, para integrar a OpenAI. A mudança ocorre quatro anos depois de o executivo ter ingressado na fabricante de chips.
Em comunicado, a Intel informou que o CEO Lip-Bu Tan passará a liderar os Grupos de IA e Tecnologias Avançadas. “Agradecemos a Sachin por suas contribuições e desejamos-lhe sucesso. A IA continua sendo uma das maiores prioridades estratégicas da Intel”, declarou a empresa.
Na OpenAI, Katti vai “projetar e construir nossa infraestrutura de computação, que impulsionará a pesquisa em inteligência artificial geral”, disse o presidente da organização, Greg Brockman, na rede X.
Funções de Katti na Intel
Como vice-presidente sênior, o executivo comandava:
- estratégia global de IA e roteiro de produtos;
- Intel Labs;
- relacionamento com startups e desenvolvedores;
- o Network and Edge Group (NEX).
Katti também chefiou o grupo de redes sob o ex-CEO Pat Gelsinger e foi promovido ao cargo de diretor de IA em abril, durante a reorganização liderada por Tan. Antes de ingressar na Intel, lecionou engenharia elétrica e ciência da computação na Universidade Stanford por quase 15 anos. Ele é doutor pelo MIT e bacharel pelo IIT Bombay.
Contexto da fabricante
A Intel enfrenta desafios estruturais e financeiros, além de atrasos em seu cronograma de lançamentos, fatores que contribuíram para a saída de vários executivos desde março, quando Tan assumiu o comando. A companhia também tenta recuperar espaço na corrida por chips de IA, dominada pela Nvidia.
Imagem: Ascannio
Para reforçar a liderança, Tan contratou em setembro Kevork Kechichian, ex-Arm, para dirigir a unidade de data center. Com a saída de Katti, Naga Chandrasekaran, até então responsável pela subsidiária de manufatura, receberá atribuições adicionais no relacionamento com clientes externos.
No mês passado, a Intel informou ter recebido US$ 5,7 bilhões do governo dos Estados Unidos como parte de um acordo que prevê 10% de participação acionária federal na empresa.
Com informações de Olhar Digital








