','

'); } ?>

EUA intensificam combate marítimo ao narcotráfico, enquanto governo Lula prioriza abordagem de saúde pública

Publicidade

25/10/2025 – As estratégias de Estados Unidos e Brasil para enfrentar o narcotráfico seguem caminhos distintos. Em território norte-americano, o presidente Donald Trump autorizou a Marinha a afundar embarcações suspeitas de transportar cocaína no Caribe. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende ações focadas nos usuários de drogas e tratamento dos envolvidos como questão de saúde pública.

Nos EUA, Trump e o secretário de Guerra, Pete Hegseth, têm classificado o enfrentamento aos cartéis como uma extensão da “guerra ao terrorismo”. “Vamos caçá-los e matá-los onde quer que estejam”, afirmou o chefe do Executivo ao anunciar as operações navais. Segundo a Casa Branca, a medida provocou queda significativa no tráfico marítimo de entorpecentes.

Publicidade

Em contraponto, Lula declarou que traficantes seriam vítimas da cadeia de consumo. O presidente brasileiro argumenta que, para reduzir a criminalidade, é preciso centrar esforços nos usuários. O governo discute propostas de desencarceramento e programas de acolhimento.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, reforçou a linha adotada pelo Planalto, classificando o uso de drogas como tema de saúde pública. Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal restringiu há dois anos a realização de operações policiais em favelas, decisão ainda em vigor.

Dados da eleição de 2022 mostram que, nas seções destinadas a presos provisórios, Lula recebeu mais de 80% dos votos válidos.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *