Home / Pelo Mundo / Escritório contratado pela AGU contra sanções de Trump já contou com Barroso no quadro de advogados

Escritório contratado pela AGU contra sanções de Trump já contou com Barroso no quadro de advogados

Spread the love

A Advocacia-Geral da União (AGU) fechou acordo com o escritório norte-americano Arnold & Porter Kaye Scholer LLP para tentar anular as sanções impostas ao Brasil pelo governo de Donald Trump. O mesmo escritório empregou, no passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

A informação foi divulgada em 30 de agosto de 2025 pelo jornal O Globo. De acordo com a publicação, Barroso atuou como foreign associate no Arnold & Porter em 1989, logo após concluir o LL.M. na Universidade de Yale.

Relação de longa data

Em palestra realizada na sede do escritório em Washington em 2016, o ministro recordou a passagem pela firma: “Trabalhar aqui marcou positivamente a minha vida”, declarou. Ele acrescentou que, de volta ao Brasil, seguiu carreira acadêmica e na advocacia, mantendo parcerias ocasionais com o Arnold & Porter em litígios que envolviam direito brasileiro.

Restrição de visto

Desde 18 de julho, Barroso está com o visto dos Estados Unidos revogado. A medida, anunciada pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, atingiu outros sete ministros do STF e seus familiares. Segundo Rubio, a decisão foi motivada pelo que classificou como “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com a restrição, o magistrado fica impedido de realizar palestras ou qualquer atividade em território norte-americano.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *