A Confederação Nacional dos Vereadores (CNV) e a Associação Nacional dos Vereadores (ANV) divulgaram uma nota de repúdio contra afirmações feitas pelo prefeito de Araguaçu (TO), Jarbas Ribeiro (Progressistas), durante sessão solene em homenagem ao Dia do Vereador, realizada em 30 de outubro.
Na cerimônia, o prefeito afirmou que “eu matava um desses” ao comentar a hipótese de vereadores o “chacoalharem” dentro da prefeitura. Em outro momento, completou: “Eu não escuto vocês. Eu não presto atenção no que vocês estão falando”.
Reação das entidades
Para a CNV e a ANV, as falas configuram ameaça e desrespeito ao Poder Legislativo municipal, ferindo o princípio do diálogo entre os poderes. No comunicado conjunto, as entidades classificam o episódio como “grave ofensa” não apenas aos parlamentares de Araguaçu, mas a todos os vereadores do país.
O texto reforça o compromisso das organizações com a defesa da autonomia, da integridade física e moral dos legisladores e destaca que o Legislativo deve atuar sem intimidação. As instituições também reiteram a necessidade de um ambiente de respeito para o exercício da fiscalização e da representação popular.
Imagem: Atitude Tocantins
Até o momento da publicação, não havia manifestação pública do prefeito sobre o repúdio formalizado pelas entidades.
Com informações de Atitude TO

