São Paulo — A Embraer avalia instalar uma unidade de produção na Índia caso conquiste um contrato para fornecer o cargueiro militar C-390 Millennium à Força Aérea Indiana. A informação foi confirmada por Mario Monteiro, vice-presidente de Inteligência de Mercado da Embraer Defesa e Segurança, durante o evento LIDE Brasil Índia Fórum.
Segundo Monteiro, o acordo em disputa pode se tornar o maior da história da empresa brasileira. A licitação indiana prevê a renovação da frota de transporte de médio porte do país asiático, para a qual o C-390 é um dos candidatos.
Como parte da estratégia para ampliar presença no mercado local, a Embraer já inaugurou um escritório em Nova Délhi. A instalação de uma fábrica em território indiano dependerá do resultado do processo licitatório, ainda sem data divulgada para a decisão final.
O C-390 Millennium é o principal produto militar da Embraer. Capaz de transportar até 26 toneladas, o avião atua em missões de carga, evacuação médica e reabastecimento em voo, entre outras funções.
Com informações de Revista Oeste