Home / Tecnologia / Elon Musk tenta encerrar ação da SEC sobre atraso na divulgação de participação no antigo Twitter

Elon Musk tenta encerrar ação da SEC sobre atraso na divulgação de participação no antigo Twitter

Spread the love

Elon Musk entrou com uma petição na Justiça dos Estados Unidos para que seja arquivada a ação civil aberta pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) que o acusa de ter revelado com atraso, em 2022, sua participação acionária no então Twitter, hoje rebatizado de X.

A SEC sustenta que o bilionário economizou cerca de US$ 150 milhões (equivalente a R$ 813 milhões) ao comprar ações da rede social a preços “artificialmente baixos” antes de tornar pública a posição que ultrapassou o limite regulatório de 5%.

Prazo descumprido

Pelas regras do órgão, investidores que passam a deter mais de 5% de uma companhia listada devem informar a movimentação em até dez dias. Segundo o processo, Musk excedeu essa participação em 14 de março de 2022, mas só comunicou o mercado em 4 de abril, 21 dias após a compra.

Argumentos da defesa

No pedido apresentado pouco antes de expirar o prazo legal, os advogados de Musk classificam o processo como “desperdício de tempo deste Tribunal e de recursos do contribuinte”. Eles afirmam que não houve dano a investidores, nem intenção de ocultar informações, destacando que a documentação foi “corrigida imediatamente” após a suposta falha.

A defesa ainda acusa a SEC de aplicar tratamento seletivo ao exigir indenização “mais de 1.500 vezes superior” à imposta em casos semelhantes, o que evidenciaria uma “perseguição implacável” motivada pelas críticas públicas de Musk ao órgão regulador.

Críticas nas redes

Desde que a ação foi movida, em janeiro, Musk tem atacado abertamente a SEC. Em postagem no X, chamou a comissão de “organização totalmente falida” e afirmou que ela desperdiça seu tempo.

O Tribunal ainda não definiu quando analisará o pedido de arquivamento.

Com informações de Olhar Digital

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *