A passagem de ano na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, terá um forte toque de inovação em 31 de dezembro. Além da tradicional queima de fogos, a celebração de 2026 contará com um espetáculo de 1.200 drones e um esquema de segurança baseado em monitoramento em tempo real.
Show aéreo inédito
De acordo com o G1, o céu carioca será iluminado por 1.200 drones — o maior número já usado em um evento desse porte na região. As aeronaves formarão símbolos do Rio de Janeiro e, no ponto alto da apresentação, criarão uma escultura em formato de rosto humano capaz de “falar” com o público por meio de mensagens luminosas.
Fogos sincronizados
O tradicional espetáculo pirotécnico está confirmado. Sob comando do cenógrafo francês Christophe Berthonneau, a queima de fogos terá 12 minutos de duração e se estenderá por mais de 3 quilômetros da orla, com novos efeitos e movimentos coordenados.
Segurança com reconhecimento facial
Para garantir a ordem, a Polícia Militar empregará 300 viaturas equipadas com câmeras de reconhecimento facial e leitores automáticos de placas. A tecnologia permite identificar, simultaneamente, suspeitos com mandados de prisão e veículos roubados, informou a Agência Brasil.
Todo o sistema estará conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que receberá imagens de bodycams usadas por agentes, drones e câmeras urbanas.
Imagem: Datas Dabravolskas
- 17 pontos de revista com detectores de metais;
- Caminhões de comando atuando como bases móveis;
- 78 torres de observação distribuídas pela orla.
Apoio do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros também contará com recursos tecnológicos: 360 viaturas terrestres, 250 embarcações — entre elas motos aquáticas tripuladas por médicos — e três aeronaves para operações de resgate.
Com drones no céu, fogos sincronizados e um sistema de segurança integrado, a festa de Ano-Novo em Copacabana aposta na tecnologia como elemento central para entretenimento e proteção do público.
Com informações de Olhar Digital

