Home / Pelo Mundo / Disputa interna na UPb coloca Carlos Gaguim e Vicentinho Júnior na corrida pelo Senado no Tocantins

Disputa interna na UPb coloca Carlos Gaguim e Vicentinho Júnior na corrida pelo Senado no Tocantins

Spread the love

Palmas (TO) – A recém-criada Federação União Progressista (UPb), formada por União Brasil e Progressistas, abriu uma disputa interna pela vaga ao Senado no Tocantins. Dias depois de o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, lançar a pré-candidatura do ex-governador e deputado federal Carlos Gaguim, o senador Ciro Nogueira, que comanda o Progressistas, declarou apoio ao também deputado federal Vicentinho Júnior.

O impasse surgiu logo após o anúncio oficial da federação, em 19 de agosto. Em vídeo publicado nas redes sociais, Ciro Nogueira afirmou que a candidatura de Vicentinho Júnior é “prioritária para o partido” e destacou o trabalho do parlamentar junto a prefeitos tocantinenses, inclusive na eleição do prefeito da capital, Eduardo Siqueira.

— Com sua eleição ao Senado, o Tocantins ganhará em qualidade e representatividade — disse Nogueira, reforçando apoio irrestrito à campanha de Vicentinho Júnior.

De outro lado, Antônio Rueda mantém o nome de Carlos Gaguim como opção da UPb. Ao lado da senadora e pré-candidata ao governo estadual, Professora Dorinha Seabra Rezende, o dirigente reafirmou compromisso com o ex-governador, sinalizando que o martelo ainda não foi batido.

Com a maior bancada da Câmara dos Deputados, ampla representação municipal e acesso a recursos de campanha, a UPb se prepara para debates internos que definirão qual dos dois deputados será o escolhido para disputar a única vaga ao Senado em 2026. O resultado deve redesenhar o equilíbrio de forças na política tocantinense.

Com informações de Atitude TO

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *