O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino enviou ofício à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, solicitando investigação sobre ameaças de morte e de agressão física que recebeu logo depois de proferir voto no julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
No documento, Dino afirma que as mensagens apresentam “padrão de incitação à violência” e fazem menções recorrentes a recentes protestos no Nepal, o que, segundo ele, pode indicar atuação coordenada. O ministro classificou alguns conteúdos como possíveis crimes de coação no curso do processo.
As intimidações, encaminhadas pela internet, foram reunidas e encaminhadas formalmente à PF. Dino alertou ainda para o risco de que discursos desse tipo estimularem ataques a pessoas ou ao patrimônio público, relembrando episódios como o atentado com explosivos contra o edifício-sede do STF.
O ofício solicita que a Polícia Federal rastreie a origem das mensagens e adote medidas para garantir a segurança do magistrado e a proteção institucional.
Com informações de Gazeta do Povo