O Ministério do Esporte publicou, nesta terça-feira (5), a Portaria nº 106 que habilita dez municípios do Tocantins a construir Centros Esportivos Comunitários pelo programa Arenas Brasil. A medida, articulada pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO), prevê investimento total de aproximadamente R$ 15 milhões, proveniente do Novo PAC Seleções.
Cada unidade, orçada em R$ 1,5 milhão, incluirá campo society com grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada e parque infantil. Os equipamentos serão construídos em Augustinópolis, Ananás, Axixá, Lagoa da Confusão, Paranã, Pedro Afonso, São Miguel do Tocantins, Taguatinga, Tocantinópolis e Xambioá.
Com a publicação da portaria, os municípios passarão à fase de assinatura dos Termos de Compromisso, etapa que autoriza o início dos trâmites de licitação e execução das obras. O cronograma federal estabelece a implantação de 500 arenas em todo o país até 2026.
Em outubro, Vicentinho Júnior e o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira, estiveram em audiência com o ministro do Esporte, André Fufuca, para solicitar recursos a instalações esportivas tocantinenses, entre elas o Estádio Gilberto Resende Rocha (Resendão), em Gurupi; o Ginásio Idanizete de Paula, em Gurupi; o Estádio Leôncio de Sousa Miranda (Mirandão), em Araguaína; e o Estádio Castanheirão, em Miracema do Tocantins.
Para o deputado, o resultado representa “avanço direto para os municípios atendidos”. “O esporte transforma vidas, e esse é o tipo de entrega que muda a realidade dos bairros”, afirmou.
Imagem: Atitude Tocantins
Após a formalização prevista na legislação, as prefeituras estarão aptas a iniciar as etapas operacionais dos projetos, que se somam a outras ações conduzidas por Vicentinho Júnior em busca de investimentos federais para o Tocantins.
Com informações de Atitude TO







