','

'); } ?>

Deputado exige ação após falha expor dados de caçadores, atiradores e colecionadores

Publicidade

O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) cobrou providências do governo após o vazamento de informações de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) no Sistema de Gerenciamento Corporativo do Exército (SisGCorp). Segundo a Força, a falha ocorreu entre 18 e 19 de setembro e já foi corrigida.

Em nota, o Exército Brasileiro informou que, ao detectar o problema, retirou o sistema do ar e mobilizou equipes técnicas para o conserto imediato. O erro em uma funcionalidade do SisGCorp permitiu que um usuário autenticado acessasse dados de terceiros.

Publicidade

Lupion destacou que ficaram expostos nomes, calibres, quantidades de munições adquiridas, datas e locais de compra. Para o parlamentar, trata-se de “falha de extrema gravidade”, pois coloca os CACs e suas famílias em risco de violência direcionada.

O deputado enviou ofícios ao ministro da Defesa, José Múcio; ao comandante do Exército, general Tomás Paiva; ao diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves Júnior; e ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho, pedindo investigação e responsabilização.

O Exército informou que remeterá à ANPD o registro completo dos usuários que acessaram dados indevidos. Já Lupion anunciou que pretende apresentar um projeto de lei para aprimorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com regras específicas para informações sensíveis mantidas por forças de segurança e pelos próprios CACs.

“Não é cabível que milhares de cidadãos corram tamanho risco. É urgente apurar os motivos dessa falha e punir eventuais responsáveis”, afirmou o parlamentar.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *