O deputado estadual Marcus Marcelo destacou, nesta quarta-feira, 7, a iniciativa do governador Wanderlei Barbosa de determinar análise imediata com o objetivo de cancelar o aumento de 9,37% nas tarifas de água e esgoto praticadas pela concessionária BRK Ambiental em 46 municípios do Tocantins.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o Tocantins “já paga uma das contas mais caras de água da região Norte” e classificou a medida do Executivo como essencial para proteger o orçamento das famílias.
Reajuste autorizado durante afastamento do governador
Segundo Wanderlei Barbosa, o reajuste foi aprovado pela gestão interina durante seu afastamento, em novembro de 2025, por meio da Resolução nº 13/2025. Desde agosto do ano passado, Marcus Marcelo solicitava à Agência Tocantinense de Regulação (ATR) informações sobre o estudo que fundamentou o cálculo da nova tarifa.
Atuação desde 2023
Marcus Marcelo vem defendendo a revisão das tarifas cobradas pela BRK Ambiental desde 2023, quando apresentou requerimentos para ampliar a transparência e garantir justiça nos processos de regulação. Em novembro daquele ano, o deputado solicitou a audiência pública que discutiu a política tarifária da concessionária na Assembleia Legislativa.
O parlamentar recordou que, após a audiência, não houve novos aumentos em 2024 e que o governador ingressou na Justiça para barrar o reajuste proposto pela empresa.
Com informações de atitudeto.com.br

