São Paulo – O deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) protocolou, nesta sexta-feira (12), uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o escritor e influenciador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha. O parlamentar alega que Bueno fez apologia e incitação ao crime ao ironizar, em redes sociais, o assassinato do comentarista conservador norte-americano Charlie Kirk.
No vídeo publicado, Bueno comentou a morte de Kirk com tom de sarcasmo, simulando tristeza e, em seguida, rindo ao dizer que o homicídio seria “positivo” para as duas filhas do influenciador. “É sempre terrível, né? Um ativista ser morto por suas ideias, exceto quando é o Charlie Kirk”, declarou o escritor.
Zacarias sustenta que a conduta fere os artigos 286 e 287 do Código Penal, que tratam, respectivamente, da incitação pública à prática de crime e da apologia a fato criminoso ou ao seu autor. “A violência política é abominável e totalmente contrária à Constituição Federal, que prestigia o pluralismo político”, afirma o deputado no ofício enviado ao MPF.
Kirk, fundador da organização conservadora Turning Point USA, foi assassinado na quarta-feira (10) enquanto palestrava na Universidade de Utah Valley, nos Estados Unidos. Ele foi atingido no pescoço por disparo de fuzil e morreu no local. O suspeito, Tyler Robinson, 22 anos, entregou-se às autoridades após ser denunciado por familiares e amigos.

Imagem: Rodrigo Costa
O pedido de investigação protocolado por Zacarias solicita que o MPF apure se houve violação penal por parte de Eduardo Bueno e, em caso positivo, adote as medidas cabíveis.
Com informações de Gazeta do Povo