A equipe de advogados do governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), divulgou na quarta-feira, 10 de setembro de 2025, uma nota em Brasília na qual reafirma confiança no devido processo legal e nega as acusações que motivaram o afastamento do político.
Assinado por sete profissionais que compõem a defesa, o comunicado informa que não haverá manifestações públicas sobre os procedimentos em curso, pois parte deles está sob segredo de justiça. Segundo o texto, qualquer decisão desfavorável será contestada “pelos recursos cabíveis”.
Os advogados afirmam que as imputações “não correspondem à realidade dos fatos” e dizem confiar em investigação “correta e imparcial”, com respeito ao direito de defesa e às garantias do Estado Democrático de Direito.
A nota também destaca expectativa de que o governador seja reconduzido ao cargo “em breve”, argumentando que o mandato foi legitimamente conferido pelo eleitorado tocantinense.

Imagem: Folha do Bico
O pronunciamento ocorre após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que afastou Barbosa no âmbito da operação Fames-19, investigação sobre suposto desvio de recursos destinados à compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.
Com informações de Folha do Bico