Na quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, a startup chinesa DeepSeek anunciou duas novas versões de seu modelo experimental de inteligência artificial, ambas focadas em ampliar recursos de raciocínio e autonomia.
De acordo com a empresa, a primeira versão atinge desempenho comparável ao do GPT-5, da OpenAI, em diferentes avaliações de raciocínio. Além disso, o sistema combina processos de pensamento semelhantes aos humanos com o uso direto de ferramentas como buscadores, calculadoras e executores de código.
A DeepSeek destacou que esta é a primeira geração de seu modelo capaz de articular cadeias de raciocínio e transformá-las em ações executáveis, operando tanto em modos que exibem o passo a passo do pensamento quanto em abordagens que omitirem essas etapas.
Para discutir os avanços e o impacto na corrida global por soluções de IA, o Olhar Digital News entrevistou Samuel Fernando, engenheiro de inteligência artificial do BTG Pactual, que comentou os detalhes técnicos e o cenário competitivo.
Imagem: Internet
Com informações de Olhar Digital







