A SpaceX registrou, na última semana, dois momentos decisivos do décimo voo de teste da Starship, veículo projetado para transportar tripulações a Marte. As imagens mostram o lançamento bem-sucedido com o foguete Super Heavy e o posterior pouso controlado da espaçonave na água.
Lançamento ultrapassa a velocidade do som
No momento da decolagem, a combinação Starship + Super Heavy — que mede 123 metros de altura — rompeu a barreira do som, formando o característico cone Mach. Os 33 motores Raptor funcionaram conforme o planejado. Seis minutos após a partida, o primeiro estágio retornou para um pouso seguro nas águas do Golfo do México.
Pouso na água encerra missão de uma hora
Após cerca de uma hora de voo suborbital, a Starship, com 53 metros de altura, pairou por alguns segundos sobre o Oceano Índico antes de tocar a superfície, concluindo todos os testes previstos. A manobra encerrou uma sequência de três voos anteriores sem êxito, marcando um avanço para o programa da empresa.
Com isso, a SpaceX fechou o décimo ensaio do sistema Starship/Super Heavy com resultados positivos tanto no lançamento quanto na recuperação dos estágios.

Imagem: Internet
Com informações de Olhar Digital