O Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE) atribuiu conceito 5, o mais alto na escala de avaliação, ao curso de Direito da Universidade de Gurupi (UnirG) e renovou o credenciamento do programa por mais cinco anos.
A decisão consta no Parecer nº 325/2025, divulgado em 9 de janeiro no Diário Oficial do Estado, edição nº 6.949. Com a pontuação máxima, a UnirG reforça a posição de referência na formação jurídica do sul tocantinense.
Avaliação presencial
A equipe do CEE esteve no campus de Gurupi em 19 e 20 de agosto do ano passado. Durante a visita, a comissão entrevistou gestores, professores e estudantes, além de examinar documentos institucionais — como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) — e verificar registros no sistema e-MEC. Também foram vistoriados laboratórios, biblioteca, salas de aula e demais ambientes de prática.
Reitora destaca reconhecimento
A reitora da UnirG, Dra. Jaqueline Ribeiro, ex-aluna e ex-docente do curso, afirmou que o resultado “confirma uma trajetória construída com dedicação e compromisso com a educação”.
Histórico do curso
Fundado em 31 de maio de 1985, o curso de Direito da Universidade de Gurupi foi reconhecido pelo Ministério da Educação em 31 de julho de 1991, por meio da Portaria nº 1.317.
Com o novo parecer, o programa permanece autorizado a funcionar até 2029, mantendo o compromisso de formar profissionais capacitados para atuar de forma ética e voltada ao desenvolvimento regional.
Com informações de Atitude Tocantins

