Home / Tocantins / Projeto estadual leva curso de corte e costura ao Jalapão e produz enxovais para mães em situação de vulnerabilidade

Projeto estadual leva curso de corte e costura ao Jalapão e produz enxovais para mães em situação de vulnerabilidade

Spread the love

O Governo do Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 4, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão, um curso de corte e costura para confecção de kits de enxoval que serão doados a mães em condição de vulnerabilidade social no município. A formação, que vai até sexta-feira, 8, integra o formato itinerante do projeto Mãos que Criam.

A iniciativa é realizada de maneira conjunta pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Prefeitura de São Félix do Tocantins.

Para a primeira-dama do Estado e titular da Seps, Karynne Sotero, levar ações a cidades do interior reforça o compromisso do governo com a descentralização das políticas sociais. “Levar essa oportunidade ao Jalapão é reafirmar o nosso compromisso de garantir dignidade e autonomia para todas as tocantinenses, estejam onde estiverem”, afirmou.

A primeira-dama de São Félix, Imelda Xavier, destacou o impacto local da capacitação. “Muitas mulheres daqui têm vontade de aprender uma profissão, e essa parceria mostra que estamos sendo lembrados. Qualificação como essa muda a realidade de muitas famílias”, disse.

Durante a formação, ministrada pelas instrutoras Cristiane Nunes de Barros Silva, Sandra Lúcia Alves Borges e Ivonete da Silva Marcile (todas da Setas), as alunas confeccionam enxovais completos para recém-nascidos. A participante Hayllane Miranda, 34 anos, ressaltou o caráter solidário da atividade: “É gratificante saber que vamos aprender uma nova profissão e ainda ajudar outras mulheres da nossa cidade. A gente costura com amor e com propósito”.

Polo permanente e acesso a crédito

Com sede fixa na região norte de Palmas, o Mãos que Criam já capacitou cerca de 120 pessoas em áreas como panificação artesanal (em parceria com o Senai), cabeleireiro, designer de sobrancelhas, tranças, penteados e maquiagem. O espaço funciona como centro permanente de formação, enquanto a versão itinerante amplia o atendimento a outros municípios.

Um dos diferenciais do projeto é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito específicas para alunos que concluírem os cursos com bom desempenho, facilitando a abertura de pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo feminino.

Com informações de Portal do Amaral

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *