','

'); } ?>

CPMI do INSS convida Jorge Messias e diretor-geral da PF para explicar fraudes na Previdência

Publicidade

Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (18), convites para que o advogado-geral da União, Jorge Messias, o controlador-geral da União, Vinicius de Carvalho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, prestem depoimento.

A iniciativa surgiu após a Advocacia-Geral da União (AGU) deixar de incluir quatro entidades suspeitas em um pedido de bloqueio de bens apresentado em maio. As organizações haviam sido citadas pela Polícia Federal por supostos descontos associativos irregulares aplicados a aposentados e pensionistas.

Publicidade

Entre as associações estão o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) — cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que recebeu R$ 3,6 bilhões em repasses da Previdência Social na última década.

Messias deverá detalhar à CPMI por que a AGU não incluiu essas entidades na solicitação de bloqueio de recursos. Já Vinicius de Carvalho e Andrei Rodrigues serão ouvidos sobre as investigações conduzidas, respectivamente, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal.

Os parlamentares também aprovaram convite ao ex-secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, que ocupou o cargo no governo Jair Bolsonaro (PL) e, entre 2021 e 2022, foi advogado-geral da União.

Os requerimentos originalmente previam convocações — modalidade que obriga o comparecimento —, mas foram convertidos em convites após acordo entre os membros da comissão.

Além das autoridades, a CPMI decidiu convocar empresários e dirigentes de entidades acusadas de efetuar descontos ilegais nos benefícios de segurados do INSS.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *