O vereador Nelson Aulus Lemos de Sousa (PL), de 53 anos, está sendo velado nesta sexta-feira (1º) em Couto Magalhães, norte do Tocantins, um dia depois de morrer em um acidente na rodovia TO-335, entre o município e Colinas do Tocantins.
O corpo foi inicialmente recebido na residência do parlamentar, conhecido como “Gordim”, e depois levado à Câmara Municipal, onde ele cumpria o quarto mandato consecutivo.
Luto oficial
A Prefeitura de Couto Magalhães decretou três dias de luto oficial. Segundo o prefeito Júlio César Ramos Brasil (Republicanos), o decreto será publicado no Diário do Município ainda hoje e determina que as bandeiras permaneçam a meio-mastro.
Sessão solene
A Câmara agendou para sábado (2), às 9h, uma sessão solene em homenagem póstuma. O presidente da Casa, vereador Fernando Silva Gonçalves, confirmou presença de familiares, autoridades e moradores. O sepultamento deve ocorrer após a cerimônia.
Detalhes do acidente
De acordo com a Polícia Militar, a caminhonete conduzida por Nelson bateu na traseira de um caminhão na tarde de quinta-feira (31). O político morreu no local; o corpo ficou preso às ferragens e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros.
O motorista do caminhão, de 33 anos, relatou que trafegava no sentido leste-oeste quando foi atingido. Ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação e teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado. O veículo foi liberado para uma testemunha ligada à fazenda onde o condutor trabalha.

Imagem: g1.globo.com
Após a remoção, o corpo do vereador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Araguaína e, em seguida, entregue à família.
Trajetória política
Nelson Sousa exercia o quarto mandato e foi o candidato mais votado nas eleições municipais de 2024, com 289 votos. A Câmara destacou sua atuação em projetos e serviços prestados à comunidade coutoense.
Com informações de G1 Tocantins