','

'); } ?>

Consulado dos EUA cancela visto da presidente nacional do PSOL

Publicidade

São Paulo – O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) informou nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, que o visto norte-americano da presidente nacional da sigla, Paula Coradi, foi revogado pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Segundo nota divulgada pelo partido, Coradi recebeu, na segunda-feira (22), um comunicado inicial do consulado relatando a existência de “informações” que a tornariam inelegível para entrar no país. O documento não trazia detalhes sobre os motivos e concedia três dias úteis para manifestação.

Publicidade

A dirigente enviou sua resposta na quinta-feira (25). No dia seguinte, o consulado confirmou o cancelamento do visto.

Visto anterior e viagem aos EUA

À Folha de S.Paulo, Coradi contou que possuía um visto obtido em 2018, válido por dez anos. Após extraviar o passaporte, solicitou um novo documento e, com ele, viajou a Chicago para participar de um encontro com lideranças políticas de esquerda norte-americanas. Um mês depois do retorno, recebeu o e-mail notificando a revogação.

“É um motivo político, não tem outro além desse”, declarou a presidente do PSOL ao jornal, acrescentando tratar-se de “um ataque ao PSOL pelo nosso comprometimento com a soberania”. O Consulado dos EUA não se manifestou até o momento.

Outras revogações em 2025

Ao longo deste ano, o governo norte-americano também cancelou vistos de diversas autoridades brasileiras e de familiares delas. Entre os nomes citados pelo PSOL estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União Jorge Messias e ex-integrantes do Ministério da Saúde que atuaram no programa Mais Médicos durante o governo Dilma Rousseff.

Na ocasião, autoridades dos EUA mencionaram razões como decisões judiciais ligadas a redes sociais, o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no STF e a exploração de profissionais cubanos de saúde.

Até a publicação desta reportagem, o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo não havia detalhado as razões específicas para a revogação do visto de Paula Coradi.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *