A Cloudflare informou que toda a sua rede voltou a funcionar normalmente às 14h44 desta terça-feira (18) depois de uma falha ter tirado do ar diversos sites e aplicativos nas primeiras horas da manhã.
O problema começou por volta das 8h (horário de Brasília), quando usuários de plataformas que dependem da infraestrutura da empresa, como X, ChatGPT, Letterboxd, Canva e o próprio Olhar Digital, passaram a visualizar mensagens de erro ao tentar acessar os serviços.
Às 10h09, a companhia anunciou que havia identificado a causa da instabilidade e iniciava a aplicação de uma correção. Quatro minutos depois, às 10h13, relatou que as mudanças permitiram a recuperação gradual dos sistemas e que as taxas de erro tinham retornado aos níveis anteriores ao incidente.
Ainda assim, algumas plataformas permaneceram instáveis. Às 11h40, a Cloudflare declarou que a correção estava implementada, mas que trabalhava para eliminar falhas residuais. Às 13h46, indicou queda no volume de relatos de erro. A situação foi considerada totalmente resolvida às 14h44.
Causa do apagão
Em publicação no X (antigo Twitter), o diretor de tecnologia da Cloudflare, Dane Knecht, atribuiu a interrupção a “um bug latente” em um serviço responsável pela mitigação de bots. Segundo ele, o defeito foi ativado após uma alteração de configuração de rotina, provocando degradação generalizada da rede. Knecht afirmou que não se tratou de ataque externo e pediu desculpas a clientes e usuários.
Imagem: Agency IB graphy e PeachY graph Shutterstock
Em nota enviada ao Olhar Digital, a empresa acrescentou que observou um pico incomum de tráfego às 8h20, o que resultou em erros em parte do tráfego que passava por sua sede na Califórnia, nos Estados Unidos. A causa do aumento repentino de requisições ainda está sob investigação.
Impacto
Estimativas do W³Techs indicam que cerca de 20% de todos os sites da internet utilizam serviços da Cloudflare, o que explica a amplitude da pane. Equipes de engenharia da companhia continuam monitorando a rede e realizam análise detalhada para impedir a recorrência do problema.
Com informações de Olhar Digital








