A 10ª Zona Eleitoral de Araguatins determinou, na terça-feira (14), a cassação de todos os mandatos conquistados pelo MDB nas eleições municipais de 2024, após concluir que a sigla fraudou a cota de gênero ao lançar uma candidatura feminina fictícia. A decisão também anulou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido, documento necessário para a participação na disputa.
Com a sentença, o vereador Miguel do Cajueiro, único eleito pelo MDB, permanece no cargo enquanto recorre da decisão. Entretanto, outras legendas já calculam quem pode ocupar a cadeira caso a cassação seja mantida em instâncias superiores.
PSD lidera projeções
Segundo estimativas preliminares, o PSD surge como o principal beneficiado. Liderado no município pelo empresário Wanderley Milhomem, o partido recebeu 3.896 votos — 23,17% dos válidos — na eleição de 2024, e elegeu três vereadores. A legenda registrou ainda a maior sobra eleitoral, com 974 votos, o que a coloca na dianteira para herdar o mandato atualmente em disputa.
Se confirmada, a ampliação da bancada do PSD reforçará a posição da sigla como uma das principais forças políticas da Câmara Municipal de Araguatins. O desfecho, no entanto, depende do julgamento dos recursos apresentados pelo MDB.
Imagem: Folha do Bico
Com informações de Folha do Bico







