','

'); } ?>

Brasil passa a reconhecer Delcy Rodríguez como autoridade legítima da Venezuela

Publicidade

O governo brasileiro informou neste sábado (3) que considera a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, a autoridade legítima para representar o país vizinho após a prisão de Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos. O posicionamento foi apresentado em coletiva de imprensa no Itamaraty, em Brasília.

A declaração foi feita pela secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores e ministra das Relações Exteriores substituta, Maria Laura da Rocha, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio. Segundo eles, toda a interlocução do Brasil com Caracas passará, neste momento, pelo gabinete de Rodríguez.

Publicidade

Situação na fronteira

Múcio afirmou que a fronteira norte brasileira permanece “tranquila” e sem registro de incidentes envolvendo cidadãos do Brasil. De acordo com o ministro, o fluxo de pessoas e veículos é baixo, “como em um grande feriadão”, e não há qualquer restrição de passagem.

O Itamaraty acrescentou que a embaixada em Caracas acompanha a situação da comunidade brasileira. Cerca de 100 turistas conseguiram deixar a Venezuela com apoio do consulado localizado próximo à fronteira, e não há relatos de vítimas ou feridos.

Condenação à operação norte-americana

O governo reafirmou a nota já divulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenando a ação militar dos Estados Unidos em território venezuelano. “O Brasil continua contra qualquer tipo de invasão territorial, pela soberania dos países”, destacou Maria Laura da Rocha.

Esse posicionamento será levado à reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, marcada para segunda-feira (5). O Brasil participará do encontro e deverá repetir o teor da manifestação oficial divulgada pela Presidência da República.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *