O cinema brasileiro brilhou na 81ª edição do Globo de Ouro, realizada em Los Angeles no domingo, 11 de janeiro de 2026. O longa “O Agente Secreto” conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura recebeu o troféu de Melhor Ator em Filme de Drama.
Vitória histórica para o Brasil
Esta é a segunda vez que uma produção nacional vence o Globo de Ouro na categoria de filme internacional; a primeira ocorreu em 1999 com “Central do Brasil”. Além do prêmio, “O Agente Secreto” também disputou a categoria de Melhor Filme de Drama, mas foi superado por “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”.
Discurso de Wagner Moura
Ao subir ao palco, Moura agradeceu ao diretor Kleber Mendonça Filho: “Você é um gênio e é meu irmão. Esse prêmio vai para quem segue seus valores em momentos difíceis”. O ator concluiu em português: “Viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Palavras do diretor
Ao receber o troféu de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Mendonça Filho iniciou com “Alô, Brasil!”, agradeceu equipe e elenco e dedicou a vitória aos jovens cineastas. “Esse é um momento histórico para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil”, declarou.
Concorrentes de peso
Na disputa pelo prêmio de ator dramático, Wagner Moura superou Dwayne Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”).
Avaliação da crítica
Para a crítica de cinema Flávia Guerra, integrante do júri do Globo de Ouro, a vitória do filme não foi simples. Segundo ela, “O Agente Secreto” enfrentou forte concorrência de “Valor Sentimental”, da Noruega, e “A Voz de Hind Rajab”, da Tunísia. “É um filme sobre trauma e memória, com muitas camadas”, afirmou.
Próxima parada: Oscar 2026
Com a premiação, as atenções se voltam ao Oscar, marcado para 15 de março de 2026. A votação que define os indicados ocorre de 12 a 16 de janeiro, e a lista final será divulgada em 22 de janeiro. O pleito final vai de 26 de fevereiro a 5 de março.
Flávia Guerra acredita que a candidatura de Wagner Moura está “praticamente garantida”, mas lembra que a competição na Academia de Hollywood inclui nomes como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio e Ethan Hawke, entre outros.
Em 2025, o Brasil já havia comemorado o Globo de Ouro de Fernanda Torres como melhor atriz em drama por “Ainda Estou Aqui”, além do Oscar de Melhor Filme Internacional pelo mesmo título. Agora, o país volta a sonhar com novas estatuetas.
Com informações de Olhar Digital

