O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, anunciou nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, a nomeação da militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Vitória Genuino para o cargo de secretária nacional da Juventude.
“A convite do nosso ministério e com a confiança do presidente Lula (PT)”, disse Boulos, ao comunicar a escolha em Brasília. O ministro afirmou ter “certeza de que ela fará um trabalho comprometido com a juventude brasileira”. Recém-empossado no Palácio do Planalto, Boulos deixou o mandato de deputado federal com a missão de aproximar o governo dos movimentos sociais.
Pernambucana e ex-coordenadora estadual do MTST, Vitória declarou que pretende fortalecer políticas públicas voltadas aos jovens, “ampliar direitos” e garantir que “a voz da juventude negra, periférica e popular siga ecoando nos espaços de decisão do país”.
Histórico do MTST
Fundado mais de uma década após o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) — com o qual costuma ser confundido —, o MTST ganhou projeção nacional ao ocupar o tríplex no Guarujá atribuído a Lula durante a Operação Lava Jato, em ação que buscava provar que o imóvel não pertencia ao ex-presidente.
Em outubro deste ano, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) registrou boletim de ocorrência contra integrantes do movimento, alegando riscos à sua integridade após uma manifestação em frente à sua residência no condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro.
Imagem: Rafa Neddermeyer
Antes disso, em julho, o MTST participou de ato na Avenida Paulista, na capital paulista, ao lado da Frente Povo Sem Medo, pedindo aumento de impostos para “super-ricos, bancos e bets”. Na mesma data, militantes do movimento no Rio invadiram um shopping no Leblon para, segundo eles, “escancarar o abismo social entre os espaços de luxo e as periferias abandonadas pelo poder público”.
Com a nomeação, Vitória Genuino passa a responder pela formulação e execução das políticas federais destinadas à população jovem.
Com informações de Gazeta do Povo







