A Blue Origin pretende lançar seis pessoas ao espaço em um voo suborbital nesta quinta-feira, 22 de janeiro, às 11h30 (horário de Brasília). A decolagem do sistema reutilizável New Shepard ocorrerá no oeste do Texas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da empresa e em seu canal no YouTube.
38ª missão do New Shepard
Batizada de NS-38, a missão será o 38º voo do veículo. Dos 37 lançamentos anteriores, 16 transportaram passageiros; os demais serviram a experimentos científicos e cargas de pesquisa.
Os voos do New Shepard costumam durar entre 10 e 12 minutos, desde a decolagem até o pouso. Nesse período, os ocupantes experimentam alguns minutos de microgravidade e observam a curvatura da Terra contra o fundo escuro do espaço. A cápsula retorna ao solo guiada por paraquedas, enquanto o foguete pousa separadamente.
A empresa não divulga o preço por assento. Para comparação, a Virgin Galactic, principal concorrente no turismo suborbital, cobra cerca de US$ 600 mil (aproximadamente R$ 3,22 milhões) por passageiro.
Tripulação da NS-38
O grupo que voará na quinta-feira é composto por:
- Tim Drexler – empresário e piloto;
- Linda Edwards – obstetra e ginecologista aposentada;
- Alain Fernandez – investidor e incorporador imobiliário;
- Alberto Gutiérrez – empresário e tecnólogo;
- Jim Hendren – coronel aposentado da Força Aérea dos EUA e fundador da Hendren Plastics Inc.;
- Laura Stiles – diretora de operações de lançamento do New Shepard.
Stiles foi confirmada na tripulação em 20 de janeiro após substituir Andrew Yaffe, veterano do setor de reciclagem, que desistiu por motivo de saúde e deverá participar de um voo futuro.
Com a NS-38, a Blue Origin dá prosseguimento ao seu cronograma de voos turísticos, mantendo o foco em operações rápidas e reutilização do equipamento.
Com informações de Olhar Digital

