','

'); } ?>

Banco Central institui bloqueio automático de contas suspeitas para conter golpes via PIX

Publicidade

A partir de fevereiro, entram em vigor novas regras do Banco Central (BC) destinadas a ampliar a segurança do PIX. O principal ajuste estabelece o bloqueio imediato da conta que receber valores considerados suspeitos tão logo a vítima reporte o golpe no aplicativo de seu banco.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), criminosos costumam transferir rapidamente o dinheiro para contas de terceiros — os chamados “laranjas” —, o que dificulta a recuperação dos valores. Hoje, menos de 10% das quantias desviadas retornam aos clientes, em razão do processo manual entre instituições.

Publicidade

Com o novo mecanismo, o bloqueio ocorrerá de forma automatizada e em cadeia. Caso o valor já tenha sido repassado para outra conta, o sistema seguirá rastreando e congelando os recursos em cada etapa, aumentando a chance de recuperação e dificultando o uso de contas alheias em fraudes.

Casos como o da aposentada Rita Arai, que perdeu R$ 260 após contratar uma empresa inexistente para retirada de entulho, devem se tornar menos frequentes. “Fiquei esperando a caçamba chegar e ela nunca apareceu. O banco disse que não poderia fazer nada porque o dinheiro já havia sido repassado”, relatou.

A Febraban espera que a medida também desestimule o empréstimo de contas bancárias a golpistas, reduzindo a atratividade desse tipo de crime. As novas regras serão obrigatórias para todas as instituições que operam o PIX e integram um conjunto de ações contínuas do BC para proteger usuários e reforçar a confiança no sistema de pagamentos instantâneos.

Com informações de Sou de Palmas

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *