Brasília – Um cargueiro russo modelo Ilyushin IL-76, pertencente à empresa Aviacon Zitotrans, deixou o Aeroporto Internacional de Brasília na noite de quarta-feira (13) e pousou nesta quinta-feira (14) no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, nas proximidades de Caracas, Venezuela.
Dados do serviço de rastreamento Flightradar24 mostram que, após decolar da capital federal, a aeronave fez escala no Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Na manhã desta quinta, permaneceu cerca de três horas no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia, antes de seguir para o destino final.
O IL-76, utilizado em missões de transporte militar, ficou três dias em solo brasileiro. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a passagem do avião pelo país, mas não divulgou detalhes sobre a carga transportada nem sobre a tripulação.
A Aviacon Zitotrans está sob sanções do governo dos Estados Unidos desde 2023, acusada de realizar voos com cargas consideradas suspeitas para a Venezuela. A presença do cargueiro em Brasília provocou questionamentos no Congresso Nacional.
“Nenhuma belonave ou aeronave, nenhum equipamento militar pode estar presente no Brasil sem autorização do Congresso Nacional. E nós não recebemos nenhuma informação do governo; ficamos sabendo pela imprensa”, declarou o deputado federal General Girão (PL-RN).

Imagem: Bob Adams via gazetadopovo.com.br
Ainda não há informação oficial sobre o conteúdo transportado pelo avião nem sobre o motivo das escalas feitas na rota até a capital venezuelana.
Com informações de Gazeta do Povo