Um Boeing 757-200 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), pintado inteiramente de branco e sem marcas visíveis na fuselagem, pousou no Brasil na tarde de terça-feira, 19 de agosto. A aeronave chegou primeiro ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e depois seguiu para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Segundo as concessionárias Fraport (Porto Alegre) e GRU Airport (Guarulhos), o voo transcorreu dentro da rotina, com plano de voo apresentado e autorização expedida pelo Ministério da Defesa. O ministro José Múcio Monteiro confirmou que “foi tudo normal”.
Rota até o Brasil
O monitoramento on-line do trajeto indica que o avião decolou de Nova Jersey na segunda-feira, 18, fez paradas em Tampa, na Flórida, e em San Juan, em Porto Rico, antes de pousar em Porto Alegre no fim da tarde do dia seguinte. Às 19h52, partiu da capital gaúcha com destino a Guarulhos, onde aterrissou ainda na noite de terça.
Modelo empregado em missões especiais
Identificado como C-32B, o jato é utilizado pelo Departamento de Estado norte-americano para transportar militares, diplomatas, agentes de inteligência e equipes de suporte em situações de crise. Conhecido pelo apelido Gatekeeper, tem a função de resguardar embaixadas e interesses dos Estados Unidos no exterior, inclusive em operações de retirada de pessoal.
Apesar das especulações sobre o objetivo da viagem, autoridades brasileiras e a Embaixada dos EUA ainda não informaram oficialmente o motivo da escala no país. Informações preliminares apontam para o transporte de diplomatas norte-americanos até Porto Alegre.
Com informações de Gazeta do Povo