Home / Pelo Mundo / Avenida Paulista é ponto de partida de protestos contra Lula e Alexandre de Moraes

Avenida Paulista é ponto de partida de protestos contra Lula e Alexandre de Moraes

Spread the love

São Paulo — Manifestantes começaram a se reunir na Avenida Paulista na manhã deste domingo, 3, para um ato marcado para as 14h contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Usando camisas e bandeiras do Brasil, participantes exibem faixas com frases como “Fora Moraes” e “Anistia já”. A concentração ocorre nas proximidades do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Motivação do protesto

A mobilização foi convocada após as sanções anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra Moraes, com base na Lei Magnitsky e em um pacote de tarifas sobre produtos brasileiros. Os organizadores acusam o STF de abusos e pedem a revogação de decisões da Corte.

Convocações pelas redes sociais

Parlamentares de oposição usaram as redes para chamar apoiadores às ruas. O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) escreveu: “Está em nossas mãos mudar o Brasil. No dia 3 de agosto, vamos às ruas dizer não aos abusos de Alexandre de Moraes. Fora Lula, fora Alexandre de Moraes”.

No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou manifestantes para a Praia de Copacabana: “O que estamos atravessando hoje no Brasil estará nos livros de história amanhã. Perdemos nossa liberdade aos poucos, normalizando perseguições”.

Atos em vários estados

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, foram anunciadas manifestações em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Avenida Paulista é ponto de partida de protestos contra Lula e Alexandre de Moraes - Imagem do artigo original

Imagem: Brasil Sem Mede e Invisible via revistaoeste.com

Lideranças pedem adesão

Durante entrevista ao programa “Oeste com Elas” na sexta-feira, 1º, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que a força dos protestos não deve ser subestimada e ressaltou a necessidade de “manter a esperança nos rumos do país”. Ele lembrou que Lula passou cerca de 12 anos tentando voltar à Presidência como exemplo de persistência política.

Em publicação no X (antigo Twitter) na mesma data, Nikolas conclamou: “03.08 — Fora Lula e Moraes em todo o Brasil”.

As manifestações seguem previstas para ocorrer ao longo do dia nas capitais e em cidades do interior.

Com informações de Revista Oeste

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *