Home / Tocantins / Associação de Enfermagem critica exoneração de secretário de Saúde hospitalizado em estado grave

Associação de Enfermagem critica exoneração de secretário de Saúde hospitalizado em estado grave

Publicidade
Spread the love

Augustinópolis (TO) – A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), seção Tocantins, divulgou nesta terça-feira (4) nota pública de repúdio à exoneração do secretário municipal de Saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson Pereira Maciel. O gestor, afastado pelo prefeito Roni Teodoro (PP), está internado em uma UTI na Paraíba com um nódulo cerebral em investigação.

Assinada pela presidente da entidade, Joseane Araújo Franco, a nota classifica a decisão como “insensível” e “sem empatia”. Yatha Anderson, além de comandar a pasta municipal, preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO).

Publicidade

Para a ABEn, o momento “exige solidariedade e não afastamento”. A entidade pede que o prefeito reveja a exoneração e assegure apoio ao servidor. “A saúde e a dignidade humana devem ser respeitadas acima de qualquer interesse político”, afirma o documento.

A associação também sugere que a enfermeira Taciana Padilha, apontada como pessoa de confiança do secretário, poderia assumir o cargo de forma interina enquanto durar o tratamento.

A exoneração foi publicada em 5 de novembro de 2025, um dia após a divulgação da nota da ABEn.

Com informações de Folha do Bico

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *