O Estado de São Paulo registrou aumento de 36,9% nas apreensões de drogas entre janeiro e junho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram retiradas de circulação 115,8 toneladas de entorpecentes, o terceiro maior volume já contabilizado para o semestre.
Desse total, a maconha representou a maior parte, com 84,2 toneladas apreendidas. A polícia também confiscou 18 toneladas de cocaína, 2,8 toneladas de crack e 10,6 toneladas de outras substâncias.
O interior paulista respondeu por 68,5% das apreensões, somando 79,4 toneladas. A capital e a região metropolitana concentraram o restante.
Aumento também nas armas de fogo ilegais
No mesmo período, as forças de segurança apreenderam 7.128 revólveres e pistolas, recorde para um semestre no Estado e 81 unidades a mais que no primeiro semestre de 2024. Entre as armas confiscadas, 121 eram fuzis, armamento de uso restrito das Forças Armadas.

Imagem: Reprodução via revistaoeste.com
Contexto da segurança pública
A gestão estadual atribui os resultados à recomposição dos efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil, iniciada em 2023, quando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumiu o mandato e encontrou déficit de pessoal nas corporações.
Com informações de Revista Oeste