','

'); } ?>

António José Seguro celebra vitória e promete independência na Presidência de Portugal

Publicidade

O presidente eleito de Portugal, António José Seguro, afirmou na noite de domingo (8/2) que “os vencedores desta noite são os portugueses e a democracia”, durante seu primeiro pronunciamento após a confirmação do resultado das eleições presidenciais.

Com 99% das urnas apuradas, o candidato do Partido Socialista (PS) obteve 66,81% dos votos válidos. Ele superou André Ventura, do partido de direita Chega!, que alcançou 33,19%. A disputa foi definida em segundo turno, cenário que se repete apenas pela segunda vez desde 1986, e registrou participação recorde: 45,50% dos eleitores habilitados compareceram às urnas.

Publicidade

Diante de apoiadores, Seguro destacou a mobilização do eleitorado e classificou o resultado como demonstração de “maturidade cívica” em um período que considerou delicado para a Europa. O socialista prometeu exercer o mandato “livre de amarras partidárias” e declarou que pretende ser “um presidente de todos os portugueses”.

O discurso também trouxe referências a desafios sociais recentes e ao apelo por união nacional. Seguro defendeu responsabilidade, estabilidade e cooperação entre diferentes setores da sociedade para enfrentar o momento que o país atravessa.

A vitória marca o retorno da esquerda à chefia do Estado português após 20 anos. Ex-líder do PS, António José Seguro havia deixado a política em 2014, quando perdeu o comando da sigla para o ex-primeiro-ministro António Costa.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Seguro em publicação na rede social X, celebrando a “vitória expressiva” e afirmando que o pleito reforça a democracia em um contexto relevante para Europa e mundo, além de “consolidar a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”.

Com informações de Metrópoles

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *