O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, anunciou na quarta-feira (6) a indicação do jornalista André Basbaum para comandar a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A nomeação ocorre dois dias após o pedido de demissão de Jean Lima, que deixou o cargo na segunda-feira (4).
Lima foi o segundo presidente da EBC a sair durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). Antes dele, Hélio Doyle renunciou em outubro de 2023, depois de publicar, em redes sociais, mensagem chamando apoiadores de Israel de “idiotas”. Jean Lima havia sido indicado pelo então ministro e hoje deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Até a posse de Basbaum, o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, permanecerá como presidente interino.
Experiência profissional
Com 25 anos de carreira, André Basbaum atuou em várias emissoras brasileiras, entre elas Record, Band, SBT e TV Globo. Antes da indicação para a EBC, ocupava o cargo de diretor de integração e jornalismo na TV Record.

Imagem: Andressa Anholete via gazetadopovo.com.br
O jornalista já passou também pela editoria de economia do Jornal Nacional (Globo), foi editor-chefe do SBT Brasil e diretor de jornalismo na Band. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), ele assumirá a empresa pública responsável por veículos como TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC.
Com informações de Gazeta do Povo