O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), esteve neste sábado, 2 de setembro, na Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário, ponto alto da tradicional Romaria da Sucupira, realizada na zona rural de Dianópolis, sudeste do Estado.
A cerimônia, que reúne milhares de fiéis há mais de 150 anos, contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do prefeito José Salomão, parlamentares, secretários de Estado e romeiros. Durante o ato religioso, Cayres destacou que o Parlamento estadual tem “compromisso com as tradições do Tocantins” e afirmou ser “uma honra contribuir com o povo tocantinense, marcado pela fé”.
Compromisso com cultura e fé
Em discurso, o governador Wanderlei Barbosa reiterou o apoio do Executivo às manifestações culturais e religiosas: “Nosso governo tem apoiado as manifestações religiosas, culturais e esportivas, e desta vez não foi diferente. Fizemos o possível e vamos continuar fazendo”, disse, ressaltando ser o primeiro governador a participar da celebração, conforme relato do padre responsável.
O prefeito José Salomão classificou a romaria como “histórica, centenária”, enfatizando o caráter de oração, cultura, turismo religioso e confraternização. Ele avaliou que a presença de autoridades estaduais fortalece a festividade, que cresce anualmente.

Imagem: gazetadocerrado.com.br
Organizada com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, a Romaria da Sucupira segue até segunda-feira, 4, com programação que inclui folias, missas, batizados, levantamento do mastro do Divino Espírito Santo, coroação do Rei e da Rainha, além de apresentações culturais.
Com informações de Gazeta do Cerrado