','

'); } ?>

Alexandre de Moraes e José Dirceu receberão a Medalha Rui Barbosa em 2025

Publicidade

A Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, a lista dos agraciados com a Medalha Rui Barbosa no próximo ano. Entre os homenageados estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o ex-ministro José Dirceu (PT).

Em nota, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que a condecoração busca valorizar a cultura como base da democracia e da cidadania. Criada em 1949, a medalha é entregue anualmente a pessoas e entidades que se destacam na promoção da cultura brasileira.

Publicidade

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, explicou que a edição de 2025 reconhece trajetórias alinhadas a princípios como democracia, diversidade cultural e preservação da memória histórica. A cerimônia está marcada para a próxima sexta-feira, 7 de novembro, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Perfis dos principais agraciados

Alexandre de Moraes integra o Supremo Tribunal Federal desde 2017. Já José Dirceu, que foi ministro-chefe da Casa Civil, teve o mandato de deputado cassado em 2005 durante o escândalo do Mensalão. Condenado e preso em 2013, ele teve a pena anulada em 2016 pelo então presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Em outubro de 2024, o ministro Gilmar Mendes anulou todos os atos processuais da operação Lava Jato contra o ex-ministro, que cogita disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

Outros premiados

Além de Moraes e Dirceu, receberão a Medalha Rui Barbosa:

  • Os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ) e Daniel Soranz (PSD-RJ);
  • O teólogo e escritor Frei Betto;
  • A Associação Juízes e Juízas pela Democracia;
  • A campanha Sem Memória Não Há Democracia, que atua pela criação de um Centro de Memória e Direitos Humanos na antiga sede do DOPS;
  • A artista e liderança indígena Daiara Tukano;
  • O Instituto Cultural da Feira de São Cristóvão, voltado à divulgação da cultura nordestina;
  • João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares;
  • Lúcia Lippi, professora emérita do CPDOC/FGV e integrante do Conselho Consultivo da FCRB;
  • Mestre Paulão Kikongo, presidente da Associação de Capoeira Kilombarte.

De acordo com a fundação, os escolhidos representam valores defendidos por Rui Barbosa, como ética pública, pensamento crítico e compromisso com a cultura como elemento essencial da vida democrática.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *