Home / Notícias / Alcolumbre convoca reunião de emergência com líderes após oposição ocupar Mesas do Congresso

Alcolumbre convoca reunião de emergência com líderes após oposição ocupar Mesas do Congresso

Publicidade
Spread the love

Brasília — O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), chamou para a tarde desta terça-feira (5) uma reunião de emergência com líderes partidários depois que parlamentares da oposição ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado. O ato foi organizado em protesto contra a decisão que determinou prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota oficial, Alcolumbre classificou a ocupação como “exercício arbitrário das próprias razões”, considerou o episódio inusitado e disse que ele contraria os princípios democráticos. O senador ressaltou que o Congresso tem “obrigações com o país” na análise de matérias de interesse da população.

Publicidade

“Faço um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, afirmou.

Pressão por impeachment e anistia

A oposição pede que Alcolumbre dê andamento a um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado e responsável pela ordem de prisão domiciliar de Bolsonaro. Também cobram do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a votação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Motta está na Paraíba em compromissos parlamentares, mas, durante evento em João Pessoa, declarou que a Câmara continuará funcionando “com respeito ao regimento interno e à Constituição”. Ele lembrou a atuação do Conselho de Ética e disse que decisões judiciais devem ser cumpridas. “Não cabe ao presidente da Câmara avaliar ou qualificar essa ou aquela decisão”, afirmou ao comentar a medida contra Bolsonaro.

Alcolumbre convoca reunião de emergência com líderes após oposição ocupar Mesas do Congresso - Imagem do artigo original

Imagem: Jefferson Rudy via gazetadopovo.com.br

Alcolumbre pretende reunir os líderes ainda hoje para tentar restabelecer o funcionamento regular das sessões. “Realizarei uma reunião de líderes para que o bom senso prevaleça e retomemos a atividade legislativa regular”, concluiu o presidente do Congresso.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *