','

'); } ?>

Advogado nega conflito de interesses em voo com ministro Toffoli para final da Libertadores

Publicidade

Brasília – O criminalista Augusto de Arruda Botelho declarou que a viagem realizada entre 28 e 30 de novembro, em avião de um dos diretores do Banco Master, teve caráter exclusivamente esportivo e reuniu apenas torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras. No voo estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, o diretor de compliance do banco, Luiz Antonio Bull, e o próprio Botelho.

O deslocamento de São Paulo ao Peru teve como destino a final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, vencida pelo clube carioca. A presença do ministro e de executivos do Master provocou questionamentos sobre possível conflito de interesses, já que o banco é parte em processo que tramita na Corte.

Publicidade

Em publicação nas redes sociais, Botelho — que defende o empresário e ex-senador Luiz Osvaldo Pastore, dono da aeronave e diretor do Master — reforçou não existir vínculo institucional entre os passageiros. Ele afirmou atuar como profissional liberal, sem ocupar cargo público, posição em governos, autarquias ou estatais, nem integrar conselhos de instituições financeiras.

“O voo foi feito por torcedores do maior time do mundo”, escreveu o advogado, em referência ao Palmeiras. Ele também divulgou foto de confraternização com outros criminalistas, entre eles Celso Vilardi, defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro, para contestar o que chamou de tentativa de associar a conduta de advogados às suspeitas que envolvem seus clientes.

O ministro Dias Toffoli não comentou publicamente o episódio. Segundo interlocutores, o magistrado afirmou manter amizade antiga com Pastore e negar proximidade com Botelho. Dois dias após retornar do Peru, Toffoli colocou sob sigilo o processo referente ao Banco Master no STF. Posteriormente, determinou que os investigados em supostas fraudes financeiras fossem ouvidos em até 30 dias.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *