Home / Pelo Mundo / Vereadora do PSOL em Curitiba sofre pedido de cassação por cartilha que orienta uso de drogas

Vereadora do PSOL em Curitiba sofre pedido de cassação por cartilha que orienta uso de drogas

Spread the love

A vereadora Professora Angela (PSOL) é alvo de um pedido de cassação na Câmara Municipal de Curitiba após a distribuição de uma cartilha com orientações de “uso seguro” de drogas durante uma audiência pública realizada na semana passada.

O encontro, promovido pela parlamentar na sede do Legislativo da capital paranaense, tinha como pauta oficial o debate sobre estratégias de segurança no combate ao tráfico e à violência urbana. No entanto, o material entregue aos participantes trazia recomendações sobre consumo de LSD, crack e cogumelos alucinógenos, sugerindo, por exemplo, que o usuário “comece por pequenas quantidades”.

Durante a audiência, Angela elogiou a publicação: “A nossa cartilha está linda”, disse, acrescentando que “é preciso coragem para colocá-la aqui dentro”. A vereadora classificou o debate como “riquíssimo”, com participação de especialistas, ativistas e movimentos sociais críticos ao proibicionismo.

A repercussão foi imediata. Dez vereadores se manifestaram contra o conteúdo. Da Costa (União) protocolou a representação por quebra de decoro, alegando que a vereadora usou a estrutura da Casa para “promoção ideológica da legalização de drogas” e omitiu o real objetivo do evento ao solicitar sua realização. O parlamentar também enviou o caso ao Ministério Público.

Para a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), houve crime dentro do Legislativo e risco de violação de tratados internacionais. Sidnei Toaldo (PRD) relatou ter recebido mensagens de eleitores indignados, apontando possíveis danos à saúde pública.

O líder do governo na Câmara, Serginho do Posto (PSD), afirmou que a Prefeitura de Curitiba não participou nem endossa o conteúdo apresentado. Já o presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD), declarou que a audiência pública é instrumento legítimo de participação popular, mas que “excessos não têm aval do Legislativo”. Em nota, a Mesa Diretora informou que não compactua com qualquer iniciativa que possa configurar apologia ao uso de entorpecentes.

Vereadora do PSOL em Curitiba sofre pedido de cassação por cartilha que orienta uso de drogas - Imagem do artigo original

Imagem: Divulgação via revistaoeste.com

Angela, por sua vez, atribuiu o pedido de cassação a uma “perseguição da extrema-direita” contra seu mandato. Em publicação nas redes sociais, datada de 6 de agosto de 2025, a vereadora reforçou a defesa de uma “nova política de drogas” e do “fim da guerra aos pobres”.

O processo por quebra de decoro segue agora para análise da Comissão de Ética da Câmara.

Com informações de Revista Oeste

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *